sábado, 19 de abril de 2008

Evento desvenda Chico Antônio, o embolador de Mário de Andrade




Matéria publicada na Folha Online Ilustrada em 22/08/2005 - 12h16 http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u52879.shtml


O Centro Cultural São Paulo terá um evento dedicado a uma figura "culturalmente histórica": Chico Antônio, embolador de cocos de Pedro Velho, no Rio Grande do Norte, personagem de Mário de Andrade em cinco obras ("Os Cocos", "Danças Dramáticas do Brasil", "Vida de Cantador", "Turista Aprendiz" e "Melodias do Boi e Outras Peças"), homenageado por Antônio Nóbrega e Mestre Ambrósio.

Nascido em 1904, Francisco Antônio Moreira morreu no dia 15 de outubro de 1993. Ele é tema de dois livros que serão lançados no CCSP: "O Canto Sedutor de Chico Antônio", de Gilmara Benevides, e "Usina Brasileira: Centenário de Chico Antônio - Caderno de Cocos", de João Natal (ambos da editora EDUFRN).

A potiguar Gilmara apresenta em seu livro um mapeamento dos lugares em que Chico Antônio viveu: Pedro Velho, Montanhas, Canguaretama e Goianinha, no Rio Grande do Norte, além de São Paulo, onde ele se apresentou já no final da vida.Já o artista plástico Natal reuniu as crônicas de Mario de Andrade de "O Turista Aprendiz", o artigo publicado no jornal "A República" e ainda 18 cocos que o escritor colheu de Chico Antônio.

"Usina Brasileira" traz também um depoimento de Antônio Bento sobre o embolador e ele próprio falando de sua vida e de Mario de Andrade. O evento terá ainda a exibição de um documentário sobre Chico Antônio e um debate com Gilmara, Flávia Toni, pesquisadora de música do IEB Instituto de Estudos Brasileiros), e José Saia Neto, arquiteto do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário